Kit sensor estacionamento Ultrasom – Controlando separadamente o painel

O kit sensor de estacionamento ultrasonico como o da figura abaixo, é composto por dois módulos principais, sendo uma caixa de conexão de cabos e o outro o painel.

kit sensor estacionamento

Como pode ser observado estes módulos podem ser aplicados separadamente em aplicações didáticas, academicas e outros, pois tem um cabo que separa o painel da caixa de conexão.

Para experimentos com Arduino ou outro microcontrolador como PIC, é necessário apenas saber que a caixa de conexão de cabos tem um microcontrolador que converte os pulsos de ultrasom para metros.

E neste caso o valor de saída está entre 0,3m e 1,8m, abaixo de 0,3m a caixa envia como sendo zero metros (0m) para o painel, e acima de 1,8m a caixa envia o valor correspondente a 1,9m porém o painel entra em modo de Standy by, mostrando somente um ponto decimal aceso.

A conexão com o painel se dá por meio de um cabo de 3 vias, sendo que a caixa de conexão possui um regulador de tensão que abaixa de 12V para 5V que é usado na caixa e também é enviado para alimentar o painel, o sinal DATA é composto por um frame de pulsos sem qualquer tipo de encriptação ou sistema de checagem de erros como checksum.

Abaixo está a sequencia de cada byte deduzida por meio do sinal que é enviado para o painel, este sinal é enviado independentemente de o painel estar conectado, sendo possível utilizar a caixa de conexão e os sensores sem a necessidade do painel, e esta ainda conta com uma conexão para um buzzer local, mas o conector não foi instalado na placa, se colocar um LED com um resistor para 5V (pode ser um de 1k) poderá ve-lo piscar.

desc-frame

O painel pode ser usado também para outras aplicações, e no entanto tem as limitações de exibição, como por exemplo se enviar um valor acima de 18 (que é referente a 1,8m) o painel entra em modo de espera.

Observe a sequencia do frame FN, note que tem um START, seguido de 3 bytes e um terminador, atente-se ao fato de que o estado de repouso da linha DATA é de estado lógico alto (5V).

A caixa de conexão envia constantemente um frame, por isso a representação de FN+1, FN+2…FN+N, isso vai ser feito enquanto o módulo for alimentado.

Os tempos podem ser observados também na imagem acima, e o intervalo entre cada frame é de 224ms como indicado.

A única consideração a fazer é que a conexão DATA entre os microcontroladores é feita por dois resistores de 1k, sendo um no painel e o outro na caixa. Confesso que fiquei um pouco decepcionado pois geralmente é adicionado alguns supressores de ruído e estática neste tipo de linha, como no padrão OneWire. Mas funciona assim mesmo e como a ideia inicial é de instalar em um veículo geralmente com um chassi metálico, o que já ajuda muito na proteção do circuito eletronico.

A seguir uma tabela com os principais estados do painel, sendo que os intermediários são conseguidos quando os bytes são enviados em valores diferentes.

tabela bits A primeira coluna refere-se ao estado do painel,

R=FULL é quando o lado direito está com as barras da direita acessas,

L=FULL é quando o lado esquerdo está com as barras da esquerda acesas,

N=00 é o valor 0.0 sendo mostrado no painel, no caso 0,0m,

EMPTY é quando o painel está com o mínimo de barras acesas, de acordo com o lado correspondente.

STANDYBY é o estado de espera, quando o painel recebe o valor 19 nos bytes, não testei se entra neste estado se somente um byte estiver com 19 ou valor maior.

Acredito que seja isso, e já dá para fazer um bom trabalho com este pequeno painel, geralmente o custo de montagem de um painel deste tipo com componentes separados vai ficar bem acima do custo do kit, este foi comprado por cerca de 35,00 sem incluir o frete.

Ideia inicial é a de usar o painel em uma aplicação e a caixa de conexão com os sensores para outra, por isso cheguei nestes dados de como usa-los separadamente.

Então, se for seguir o exemplo dado, tenha certeza de que é o módulo do mesmo tipo, observe pela posição e distancia dos conectores da caixa de conexão, eu notei que tem muitos kits parecidos, e não posso dizer que dentro sejam iguais, caso seu kit não seja do mesmo, procure observar os dados que são enviados para o painel, o gravador PICkit2 tem essa função.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: