Projeto: Alarme com SMS e E-mail (Android, Arduino, ENC28J60, HT6P20)

Este projeto consiste em elaborar um Alarme Residencial.

Utilizando um celular com S.O. Android como servidor de Internet e SMS, com as seguintes funções:

– Enviar e-mail com foto para monitoramento

– Enviar e-mail com foto em caso de Alarme disparado

– Enviar SMS em caso de Alarme disparado

– Comunicar com Arduino via rede wifi e/ou Bluetooth

– Monitorar sensores com chip HT6P20 (RF433) através do Arduino

– Controlar dispositivos por e-mail e SMS.

Iniciando com um celular Samsung Y Pro Duo, o qual pode oferecer acesso a duas operadoras distintas, conexão Bluettoth e Wifi tanto como cliente como Hotspot (AP).

Para conectar o Arduino ao Android, as alternativas mais viáveis são: por Bluetooth e por wifi.

Entretanto como o modulo do Arduino de rede sem fio é bem mais caro que o com fio, optou-se por utilizar um modulo com chip ENC28j60.

Um modulo de Bluetooth (modo escravo) também foi testado, mas a conexão pode travar com mais facilidade que o wifi.

Uma forma que foi encontrada para estabelecer a conectividade entre o Android e o Arduino foi por meio de um roteador wifi, o qual adapta a conexão de rede via cabo para a rede sem fio wifi.

Já quanto ao protocolo de conexão, devido a falta de controle de pacotes do protocolo UDP, isso pode ocasionar recebimento de pacotes fora de sequencia, foi adotado o protocolo TCP.

Como uma rede TCP precisa de um servidor e de um cliente, optou-se por manter o Arduino como servidor web, e o Android como cliente.

O Android acessa a pagina do Arduino, enviando dados com o método GET e recebe uma string de resposta com os dados dos sensores.

Uma alteração nos sensores pode ser necessária para que os mesmos possam enviar constantemente seu estado, isso porque os sensores sem fio são elaborados para poupar energia da bateria, enviando sinal apenas quando o sensor é acionado (abertura de porta, janela ou presença). Entretanto uma fonte local para cada sensor juntamente com uma bateria recarregável se faz necessário.

Ao testar o servidor web, o modulo ENC28J60 travou quando acessado muitas vezes, com uma frequencia acima de 20 vezes por segundo, e com isso um auto reset precisou ser implementado. Com watchdog do Arduino, ao parar de receber acessos, por mais de 4 segundos, o Arduino faz uma reinicialização completa e tambem faz o reset do modulo ENC28J60.

Para o Android, é possível fazer um app com serviço, o qual é executado ocultamente, inclusive tem capacidade de auto carregar no momento que o celular é ligado e no caso do serviço ser interrompido, ele volta a ser executado, assim como nos serviços nativos do sistema.

Uma característica do celular pode ocasionar problemas, para o caso de falta de energia por longo período, a bateria vai descarregar totalmente e desligar o celular, e mesmo após restabelecer a energia elétrica, o celular mantem-se desligado, uma opção seria de adaptar o botão de ligar, para que o Arduino possa interagir com o celular.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: