Dimmer – Controle de Brilho Lampada para DICRÓICA LED

dicroica led

Este dispositivo atualmente muito difundido, o LED (diodo emissor de luz), esta sendo aplicado nas mais diversas áreas. Principalmente para iluminação.

Mas como controlar, ou dimerizar, este tipo de lampada?

 

 

 

 

reator  MT7201

A lampada LED que substitui a DICRÓICA, esta equipada com um reator eletrônico, que mantém constante a corrente elétrica sobre o LED. Desta forma mesmo que a alimentação (geralmente 12V AC ou DC) seja variada, (com PWM ou não) o resultado pode não ser o esperado, ou seja, o brilho pode não ser controlado de forma linear.

Em um teste, com uma lampada com LED de 3,2W, um circuito de controle com PWM (0 a 100%), foi acoplado entre uma fonte de alimentação e a lampada. Resultando em um sistema em que ao tentar abaixar o brilho, a lampada até chega a piscar.

Para controlar o LED temos então duas opções: controlar diretamente o LED ou adaptar o reator interno (se este for adequado).

Neste modelo específico, o reator era composto por um CI de código MT7201, que foi projetado para ser dimerizado.

Para acessar o reator foi necessário desmontar o aro de plastico com uma lamina de estilete (com cuidado), já dentro, haviam parafusos para fixar a base e a placa do LED. (o reator fica acomodado dentro da base branca, de onde saem os terminais de conexão com a alimentação).

 

Veja o circuito integrado, e esquema tipico de aplicação

MT7201MT7201(1)reator MT7201

 

Como pode ser observado existe um pino desconectado, o pino 3, e este pode ser controlado via PWM, de acordo com o datasheet do componente, com uma frequencia de até 500Hz o controle de intensidade pode variar de 1 a 100%.

 

controle MT7201

Obs.: O pino 3 também pode receber uma tensão analógica de 0 a 2,5V (pode variar de desligado e de 25 a 200%, pode até queimar o LED)

O CI MT7201 pode operar com até 1A, e alimentação de 7 a 40V, podendo controlar até 32W com LED em série.

 

 

 

 

 

Qualquer sistema que gere um sinal deste pode controlar o MT7201, seja um simples LM555, ou até um microcontrolador.

sistema

lm555 pwm

O circuito com LM555 como PWM pode ser utilizado, justamente aproveitando o seu chaveador interno para descarga do capacitor, pino 7.

 

E como esperado, com um mínimo de componentes o brilho foi controlado, ou dimerizado.

 

Já para controlar o LED diretamente (e jogar fora o reator original) alem do circuito PWM seria necessário limitar a corrente que no reator original esta próximo de 450mA, o LED com brilho máximo estava com pouco mais de 3V.

Fica a dica para quem esta na luta com eletrônica seja para automação residencial ou outras aplicações, antes de sair passando o alicate em qualquer fio e adaptar o circuito todo, faça uma pesquisa pela internet e veja se tem informação sobre o componente que já esta nas suas mãos e economize tempo e dor de cabeça, mesmo que tenha que recorrer a um tradutor online para ler um Datasheet, vale apena!

 

 

 

5 Responses to Dimmer – Controle de Brilho Lampada para DICRÓICA LED

  1. Edgar says:

    Ola. Muito bom seu artigo. Qual modelo de reator você utilizou?

    • Olá, este circuito já estava na base da lâmpada cróica LED, ele acompanha o LED, para ser ligado diretamente em 12V, mas encontrei desta placa a venda no site do mercadolivre. Boa sorte!

  2. RUY CELESTINO says:

    Olá Robson.
    Tenho um problema com as lâmpadas dimerizaveis da OSRAM, elas são 127V e ficam piscando, alguns dizem que tem que colocar um capacitor, e que a lâmpada tem que ter uma alimentação de pelo menos 3V, todo dimmer que coloco fica com esse Flick nas lâmpadas, não consigo uma solução para esse problema.
    Você poderia me ajudar.
    Muito obrigado, um abraço.

    • Olá, muitas pessoas tem a mesma dificuldade com este tipo de sistema de iluminação, por favor entre em contato com o fabricante para obter a melhor orientação, posteriormente, talvez o senhor possa relatar a solução em algum fórum, informando a marca e modelo de partes utilizadas, obrigado: https://www.osram.com.br/cb/servi%C3%A7os/contato/index.jsp

      • RUY CELESTINO says:

        Muito obrigado pela dica, prá te dizer a verdade já mandei um e-mail para eles mas não obtive resposta, assim como a Schneider que tem um dimmer que parace ser o mais indicado, mas que não encontrei aqui no Rio de Janeiro e eles não me informam onde posso encontrá-lo com certeza.
        De qualquer forma te agradeço.
        Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: