Dimmer – Controle de Brilho Lampada para DICRÓICA LED

dicroica led

Este dispositivo atualmente muito difundido, o LED (diodo emissor de luz), esta sendo aplicado nas mais diversas áreas. Principalmente para iluminação.

Mas como controlar, ou dimerizar, este tipo de lampada?

 

 

 

 

reator  MT7201

A lampada LED que substitui a DICRÓICA, esta equipada com um reator eletrônico, que mantém constante a corrente elétrica sobre o LED. Desta forma mesmo que a alimentação (geralmente 12V AC ou DC) seja variada, (com PWM ou não) o resultado pode não ser o esperado, ou seja, o brilho pode não ser controlado de forma linear.

Em um teste, com uma lampada com LED de 3,2W, um circuito de controle com PWM (0 a 100%), foi acoplado entre uma fonte de alimentação e a lampada. Resultando em um sistema em que ao tentar abaixar o brilho, a lampada até chega a piscar.

Para controlar o LED temos então duas opções: controlar diretamente o LED ou adaptar o reator interno (se este for adequado).

Neste modelo específico, o reator era composto por um CI de código MT7201, que foi projetado para ser dimerizado.

Para acessar o reator foi necessário desmontar o aro de plastico com uma lamina de estilete (com cuidado), já dentro, haviam parafusos para fixar a base e a placa do LED. (o reator fica acomodado dentro da base branca, de onde saem os terminais de conexão com a alimentação).

 

Veja o circuito integrado, e esquema tipico de aplicação

MT7201MT7201(1)reator MT7201

 

Como pode ser observado existe um pino desconectado, o pino 3, e este pode ser controlado via PWM, de acordo com o datasheet do componente, com uma frequencia de até 500Hz o controle de intensidade pode variar de 1 a 100%.

 

controle MT7201

Obs.: O pino 3 também pode receber uma tensão analógica de 0 a 2,5V (pode variar de desligado e de 25 a 200%, pode até queimar o LED)

O CI MT7201 pode operar com até 1A, e alimentação de 7 a 40V, podendo controlar até 32W com LED em série.

 

 

 

 

 

Qualquer sistema que gere um sinal deste pode controlar o MT7201, seja um simples LM555, ou até um microcontrolador.

sistema

lm555 pwm

O circuito com LM555 como PWM pode ser utilizado, justamente aproveitando o seu chaveador interno para descarga do capacitor, pino 7.

 

E como esperado, com um mínimo de componentes o brilho foi controlado, ou dimerizado.

 

Já para controlar o LED diretamente (e jogar fora o reator original) alem do circuito PWM seria necessário limitar a corrente que no reator original esta próximo de 450mA, o LED com brilho máximo estava com pouco mais de 3V.

Fica a dica para quem esta na luta com eletrônica seja para automação residencial ou outras aplicações, antes de sair passando o alicate em qualquer fio e adaptar o circuito todo, faça uma pesquisa pela internet e veja se tem informação sobre o componente que já esta nas suas mãos e economize tempo e dor de cabeça, mesmo que tenha que recorrer a um tradutor online para ler um Datasheet, vale apena!

 

 

 

2 Responses to Dimmer – Controle de Brilho Lampada para DICRÓICA LED

  1. Edgar disse:

    Ola. Muito bom seu artigo. Qual modelo de reator você utilizou?

    • Olá, este circuito já estava na base da lâmpada cróica LED, ele acompanha o LED, para ser ligado diretamente em 12V, mas encontrei desta placa a venda no site do mercadolivre. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: